10 curiosidades sobre cerveja artesanal

Não é de hoje que vemos o quanto a cerveja artesanal vem ganhando o paladar do brasileiro. Somos um povo que curte tomar uma breja no final do expediente. Porém, com a chegada da artesanal, não só bebemos como também apreciamos. O visual, o gosto, o aroma da cerveja se tornou objeto de estudos e anotações. E não só no nosso sentindo que ela se faz presente, a cultura por trás da fabricação da cerveja também vem ganhando espaço nos nossos dias.
Assim sendo, rastreei uma lista de DEZ curiosidades sobre a cerveja artesanal para apresentar à vocês.

Coisas que vocês não sabiam…

  1. Embora hoje sua produção seja majoritariamente realizada por homens, no começo era realizada apenas por mulheres. 
  2. A Lei da Pureza Alemã ainda é utilizada até hoje em mais de 100 tipos de cerveja. Ela diz que a cerveja boa contém apenas água, cevada, lúpulo e levedura em sua composição. 
  3. As maiores escolas cervejeiras estão localizadas na Alemanha, Bélgica e Inglaterra. Esses países ainda instigam as cervejarias do mundo todo.
  4. A espuma é responsável por manter o sabor, o amargos, a temperatura e o aroma exclusivos do estilo. Por isso evitem copos mal lavados, resíduos de detergentes e até batom, pois esses dificultam a sua formação.
  5.  Quando tomamos uma boa cerveja artesanal, a escolha do copo é de extrema importância. Isto porque é ele ajuda a preservar diversas características da bebida. Confira mais sobre qual copo usar para cada cerveja artesanal nesse outro artigo.
  6. Você sabe porque a maioria das garrafas são da cor marrom? A cor marrom ajuda a proteger o líquido dos rais ultravioletas, como também preserva o sabor e o aroma da bebida. 
  7. O malte é considerado o elemento base na produção de cerveja. Esse cereal germinado e ressecado é o responsável pelos aromas, sabores e cores característicos. Outra função do malte é a de fornecer açúcares e nutrientes, que são utilizados pelas leveduras para a produção do álcool e gás carbônico durante a fermentação. Os mais comuns tipos de malte são o trigo, a cevada e o centeio.
  8. A nossa querida brejinha também é saudável, sabia? Você pode conferir aqui todos os benefícios que ela oferece a nossa saúde. 
  9. Com o intuito de conservar o chope artesanal criou-se um recipiente chamado Growler. Esse recipiente é uma garrafa de vidro em formato de galão que consegue conservar a bebida por ate 5 dias sem perder não só o aroma como também o sabor da bebida. 
  10. Gelado nem sempre é o melhor. Ademais, existe a temperatura ideal para cada estilo, sendo que algumas podem ser consumidas na temperatura ambiente.