Cientistas afirmam: cerveja faz bem à saúde

Que fique claro: APENAS O CONSUMO MODERADO! ) 

O consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios para a saúde. Foi o que concluíram especialistas em nutrição e médicos no VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde. O congresso foi realizado em Bruxelas e reuniu especialistas de 24 países, como Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido. Entre os benefícios está prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco de AVC e câncer. A quantidade recomendada por dia para homens é de 120 ml e para mulher de 60 ml.

Alguns benefícios do consumo de cerveja

Doenças Cardíacas

Um estudo expôs que pessoas que bebem cerveja moderadamente possui 42% menos risco de desenvolver doenças cardíacas quando comparadas com quem não consome. Porém, se o consumo for exagerado os efeitos podem ser contrários e acaba aumentando a possibilidade de desenvolver a doença.

Doença de Alzheimer

Realizada no ano de 2007, uma pesquisa da Universidade de Alcala, na Espanha, concluiu que a doença de Alzheimer pode ser prevenida com o consumo de cerveja de modo equilibrado, uma vez que a presença de silício contido na bebida auxilia na proteção do cérebro. Assim sendo, o silício atua contra substâncias do alumínio presente no corpo que causam danos cerebrais apontados como causa da doença.

Diabetes

A ingestão leve e contida do álcool presente na cerveja, aumenta a sensibilidade à insulina, que ajuda a prevenir a Diabetes. Além disso a cerveja é uma excelente fonte de fibras solúveis. Dessa forma contribui para melhorar os efeitos de uma dieta saudável e auxilia no controle do nível de açúcar sanguíneo.

Reduz o risco de Câncer

Principalmente por haver um antioxidante presente na cerveja chamado de Humol, é possível reduzir o risco de câncer através do consumo moderado. Isso acontece porque o antioxidante possui propriedades anticancerígenas, que auxiliam na proteção do corpo à doença.

Estresse

Quando sentamos em um bar, trocamos ideia e bebemos uma cerveja com os amigos, estamos automaticamente diminuindo o estresse causado no dia a dia. Isso porque além da conversa, o consumo moderado de cerveja ajuda a reduzir estresse e ansiedade. Assim, a bebida também diminui os fatores que são considerados riscos para ataques do coração.