Como começar a harmonizar?

Harmonizar necessita de uma técnica para criar uma semelhança, constaste ou corte entre a Cerveja e o prato. Afinal, é através de técnicas que se chega a perfeição, certo? Caso você não saiba como funciona cada uma desses técnicas, sugiro que leia esse artigo para se inteirar do assunto.

Enfim, a ideia da harmonização é buscar um equilíbrio, e quando você atingi-lo conseguir sentir um terceiro sabor na boca. Esta experiência irá te trazer um maior prazer durante suas degustações.

Para facilitar um pouco o começo da sua prática com a harmonização, irei listar agora algumas opções que funcionam. Todavia, lembre-se que isso é apenas uma introdução, e com o tempo você vai aprender a incrementar e criar novos tipos e jeitos de harmonizar seus pratos e suas bebidas preferidas.

Harmonização por Contraste

Queijos (azuis e duros: gorgonzola, parmesão, etc) com Doppelbock ou Strong Dark Ale. 
O salgado do queijo e o doce dos estilos acima, se contrastam de forma equilibrada.

Carnes com English Pale Ale ou Bock
O salgado da carne se contrapõe ao caramelo que esta presente nos dois estilos.

Chocolate Branco com IPA
A IPA amarga se opõe ao doce do chocolate branco.

Harmonização por Semelhança

Chocolate 50% cacau com Imperial Stout ou Porter
A saber, essa é uma harmonização muito praticada. Ela está entre uma das mais fáceis por semelhança, uma vez que o cacau e seu caráter ganham do malte no processo de tosta. O chocolate ao leite também pode ser usado para harmonizar, no entanto, não terá tanto sucesso, a julgar por seu caráter mais doce.

Saladas com Witbier ou Pilsner 
A semelhança aqui ocorre tanto pela intensidade do prato como das bebidas. No caso da Witbier pode-se investir em molhos de base cítrica para deixar ainda mais semelhante.

Ceviche com Lambic ou Sour
Aqui, o que mais está presente é a acidez, não só dos pratos como também nas opções de cerveja. Mesmo que o mais comum seja usar Lambic ou Sour para harmonizar por contraste com algumas sobremesas, é valido também aproveitar uma harmonização com acidez predominante.

Harmonização por Corte

Batata frita com American Pale Ale ou Pilsner (German e Bohemian)
Por possuírem alta carbonatação, os estilos conseguem cortar a gordura da batata frita e limpam o paladar.

Bolinho de bacalhau com American Pale Ale ou Weizen
Assim como o exemplo de cima, ambas são carbonatadas o suficiente para cortar a gordura do bolinho. No caso da American Pale Ale, seu amargor ajuda a cortar o salgado do prato.

Macarronada à bolonhesa com Red Ale ou Amber Ale
O caramelo presente nos dois estilos é cortado pela acidez do molho de tomate.