Conheças os melhores estilos da família Ale

Com seus aromas e sabores frutados, as Ales são consideradas cervejas bem complexas. Toques de frutas secas, flores e ervas são algumas características presentes nessa família. Todavia, sua característica mais marcante é seu amargor. Isso se deve ao fato de cervejas dessa família terem uma alta fermentação. Conheça agora os estilos mais encontrados e consumidos.

Estilos de Cerveja da Família Ale

American Stout

São cervejas com coloração escura e de espuma persistente e marrom-clara. Isso se deve ao fato da presença de malte e, algumas vezes, cevada torrada. Possuem aroma forte de malte torrado. É uma versão americana da Foreign Extra Stout que utiliza ingredientes regionais e, atendendo a preferência americana, são mais amarga que as versões europeias.

Brown Ale

São cervejas inglesas, que usam malte caramelizados em sua composição. Suas notas caramelas e sabor ligeiramente doce são suas características principais. Além disso, possui u baixo amargos, sabor de lúpulo e coloração castanho.

India Pale Ale (IPA)

Já falamos em um antigo artigo um pouco sobre esse etilo de cerveja. Se você quiser conferir clique aqui. São cervejas inglesas que uma forte presença de lúpulo. Sendo assim, são cervejas marcadas pelo seu amargor. Sua coloração varia do amarelo dourado ao acobreado.

Kölsch:

Por serem sensíveis e oxidar com facilidade, estas cervejas deve ser bebidas rapidamente. Elas são feitas com o melhor lúpulo alemão, bem como são carbonatadas e possuem um sabor frutado.

Strong Scotch Ale

As cervejas deste estilo têm uma coloração que vai do marrom claro a escuro. São maltadas e possuem graduação alcoólica elevada, que varia de 7,0% a 11,0%. Apresentam pouca presença de lúpulo e produção de espuma. Na boca um forte sabor maltado e caramelado.

American Amber Ale/ Red Ale

Estas cervejas variam desde bebidas caramelizadas até algumas com uma grande quantidade e balanço entre lúpulo e malte. A maior diferença entre uma Amber Ale e uma American Pale, esta no carácter mais escuro da primeira e a quantidade menor de lúpulo.

Baltic Porter

Este é um estilo complexo. Primeiramente por conta do sabor característico, com presença de chocolate e malte torrado, elaborado com um lúpulo continental e malte de Viena ou de Munique. Entretanto,  não é uma cerveja muito pesada, devido a uma boa presença de gás.

Belgian Ale

São consideradas uma cerveja para todas as ocasiões.Neste estilo nada deve ser muito pronunciado: o equilíbrio entre os diversos elementos é a chave do sucesso. Podem ir de um amarelo dourado até à cor de cobre, boa presença de frutas, malte e especiarias tanto no aroma como no sabor. Têm espuma branca, cremosa e não muito duradoura.

Imperial/ Double Ipa

Podemos dizer que essa cerveja é uma versão mais forte da tradicional IPA. Em resumo, é uma cerveja mais escura que a IPA. Isso se deve ao fato de que é usado mais malte em sua fabricação, para conseguir equilibrar com a absurda quantidade de lúpulo. Ou seja, sua características marcantes são o intenso amargor e uma cerveja refrescante.O teor alcoólico pode varia de 7,5 à 10%.

Wood-Aged Beer

Trata-se de um estilo tradicional, raramente utilizado pelas grandes empresas cervejeiras mas comum em pequenas explorações. Ou seja, são fabricadas onde é possível guardar a cerveja por longo tempo em barris de carvalho ou em cascos de outro tipo de madeira. Independentemente da cerveja base que seja utilizada, as características da madeira e da bebida, devem ser sentidas tanto no aroma como no sabor. Este estilo é muito diversificado tendo em conta que se pode utilizar uma infinidade de cervejas base, sendo que a única faceta que as une é o envelhecimento em barris de madeira.