Dicas para uma boa degustação de cerveja artesanal

Quantas informações você acredita ter em um copo de cerveja? Para conseguir descobrir é preciso fazer uma boa degustação. Mas quais são os passos básicos para degustar sua breja? Separei algumas dicas e passos que irão te ajudar a aproveitar mais o sabor da cerveja.

Dicas: Antes de iniciar a degustação, se atente a fatores externos. Reserve um lugar calmo, arejado, livre de cheiros forte e tenha seu caderno de anotações em mãos. Não se apresse. Uma boa degustação deve seguir os passos, e beber é o último deles. Ter uma boa companhia é uma dica opcional, mas fortemente recomendada. 

Passo a passo para a degustação

Olhe:

Este é o primeiro passo. Quando servir, se atente a 3 itens: cor, brilho e espuma.  Para observar melhor coloque a cerveja em oposição a luz e use um fundo branco.

Cheire:

Dê uma leve girada no copo para que os aromas da cerveja sejam liberados. Identifique o máximo de aromas que conseguir. Assim, quanto mais aromas identificar, melhorar será sua experiência durante a degustação. Se atente as essências de frutas, ervas, flores, madeira, etc.

Sinta:

Coloque um bom gole de cerveja na sua boca e deixe-a passear, com o fim de identificar os gostos básicos que está sentindo. A cerveja é doce, amarga, azeda ou salgada? Tente perceber também como é o peso da cerveja na língua (o corpo). Logo depois, engula a cerveja e identifique o retrogosto, isto é, os gostos sobraram na boca.

Conclua:

Perceba a cerveja como um todo. Identifique quais foram suas experiências com ela.  Os sabores são equilibrados? É uma bebida refrescante ou quente? Foi melhor ou pior que outras cervejas que já havia tomado? Você gostou da cerveja? Em suma, perguntas ajudarão você a avaliar a cerveja, tornando a experiencia ainda melhor.