Dicas para uma excelente harmonização

Dicas sempre são válidas em qualquer situação. E por isso separei algumas que podem ajudar os novos cervejeiros em suas harmonizações. Lembrando que nenhuma dessas é uma regra que deve ser seguida a risca. Todavia, para o começo são valiosas e pode te dar uma base para aprender a ousar futuramente.

Dicas importantes

  • Cervejas leves devem acompanhar algum prato leve. Assim como cervejas fortes e intensas se harmonizam melhor com comidas pesadas e gordurosas.

 

  • Pense sempre nas Ales como se fossem Vinho Tinto e as Lagers como o Branco. Afinal, por serem fermentadas em temperaturas elevadas, as Ales possui aroma e sabores bem complexos. Enquanto as Larges, fermentadas em temperaturas baixas, são leles, e seus aromas e sabores mais suaves.

 

  • Siga na linha de que quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser o prato. Bebidas mais escuras possuem essas características devido a cor dos maltes escuros. Estes dão um sabor tostado e mais adocicado à cerveja. Assim sendo, combinará bem melhor com os sabores de comidas assadas ou grelhadas.

 

  • Quanto mais a comida for apimentada, mais uma cerveja bem lupada e amarga irá harmonizar. Uma vez que o lúpulo corta o efeito das pimentas e permite sentir melhor tanto os sabores do prato quanto da cerveja.

 

  • Uma harmonização, quando é bem feita, proporciona uma experiencia sensorial única. Se conseguir unir a cerveja e a comida muito bem, pode até sentir um terceiro sabor.

 

  • Quando cervejas e pratos são originais de uma região pode saber que quase sempre eles harmonizarão muito bem. Se jogue nessas combinações.

 

  • IMPORTANTE: dê atenção à sequência em que servirá as cervejas. Prefira começar com as mais leves, seja no sabor ou seja no álcool. E vá evoluindo aos poucos para cervejas mais encorpadas e complexas.

 

  • O mesmo deve ser atentado para cervejas doces e secas. Comece com as secas para que os sabores intensos não sobreponham os mais leves.

 

Lembre-se que a cerveja não deve cobrir o sabor do alimento, e vice-versa. Os dois devem se unir.