Explicando as famílias de cerveja

Uma paixão nacional, a cerveja é a bebida favorita para um happy hour, um churrasquinho ou relaxar após um dia cansativo. Aqueles cervejeiros mais experientes já conhecem os diversos rótulos da bebida. Afinal, nele é onde se encontra as informações sobre a família, sabor e cor de cada uma. Porém, aqueles que estão se iniciando no mundo cervejeiro pode se confundir com tantas informações e famílias diferentes. Por isso irei tentar explicar um pouco sobre essas famílias e suas principais características.

Famílias

Cada família de cerveja é caracterizada pelo tipo de levedura utilizada em sua fabricação. Isso acontece porque a fermentação ocorre de maneira diferente em cada tipo de levedura, uma vez que elas são de espécies distintas.E é esse processo de fermentação que estabelece as características que a cerveja irá possuir. Ordenamos as cervejas em três grandes famílias: ALE, Lager e Lambic.

Família ALE

São cervejas de alta fermentação, por isso seu amargor forte é sua principal característica. Possuem também um corpo maior e paladar frutado. Porém seu gosto e aroma pode variar bastante.

Exemplos da família ALE: Session Pale Ale, Old Strong Ale, India Pale Ale e Red Ale.

Família Larger

Apesar de ser mais nova que a ALE, cervejas dessa família são uma das mais famosas. Isso se deve ao estilo Pilsen, que agrada muito o paladar do consumidor. São estilos de cervejas com baixo nível de fermentação, o que as tornam em sua maioria leves e de cores claras. Porém pode haver também cores, aromas, potência de corpo e complexidade variadas.

Exemplos da família Larger: Pilsen Schwarzbier Bock, Bohemian e Witbier.

Fermentação Lambic

São cervejas de fermentação espontânea. Sim!! ESPONTÂNEA. Antes das Ale existirem essa era a forma padrão de fazer cerveja. O resultado deste processo é uma bebida complexa com sabores marcantes. Desse modo, a experiência de bebe-las se assemelha muito a sensação de um vinho espumante.

Exemplos da família de Fermentação Espontânea: Faro, Geuze, Kriek e Fruit Lambics.