Família Lambic: conheça os seus estilos
Essa é a nossa terceira e ultima família de cerveja. As Lambics possui fermentação espontânea. E por isso suas características não só são marcantes e variadas, como também são interligadas com sua região de produção. Enfim, são cervejas naturais e rústicas. Com uma coloração clara, é uma cerveja ácida e também maturadas em madeira. Seu gosto é mais azedo e seu aroma pode ir de frutado até os cítricos. E por serem tão variadas, é importante destacar alguns dos seus estilos mais importantes.
Lambic Jovem/ Velha
Esse é o estilo puro da Lambic. As versões jovens são maturadas por cerca de um ano. Por isso são bastante raras. Já a versão velha geralmente é sazonada por entre 2 ou 3 anos em dornas de carvalho. Assim como as jovens, também são cervejas raras. Tipicamente apresentam uma coloração que pode variar do amarelo-palha ao dourado. As versões jovens tendem a ser turvas, enquanto as velhas são cristalinas. A formação de espuma é baixa, e no seu aroma predomina notas rústicas. Enfim, as duas versões costumam ter um paladar seco, baixo corpo e carbonatação e não apresentam o amargor advindo do lúpulo.
Exemplo: Cantillon Grand Cru Bruocsella [5,0% / Bruxelas – Bélgica]
Gueuze Lambic
É uma mistura da Lambic jovem com a velha. A sua segunda fermentação é feita em barris de carvalho. Por isso seu gosto é menos ácido, amargo e forte. Todavia possui um leve sabor adocicado. É totalmente balanceada, se semelhando a um champagne.
Exemplo: Gueuze Mariage Parfait [8,0% / Lembeek – Bélgica]
Faro
Diferente de todos os outros tipos de Lambics, a Faro não possui uma acidez marcante. É uma cerveja com baixo teor alcoólico e leve. A sua característica que mais chama atenção é a cor âmbar.
Exemplo: Lindemans Faro [4,7% / Vlezenbeek – Bélgica]
Fruit Lambic
Posteriormente ao processo de fermentação é acrescentado frutas na produção, como por exemplo cereja (Lambic Kriek), framboesa (Lambic Framboise), pessego (Lambic Pêche e maça (Lambic Pomme). São bem ácidas e seu sabor pode ir do seco ao adocicado. De teor alcoólico baixo, essas cervejas curiosamente ficam cerca de três anos descansando em barris de carvalho. Isso então acrescenta um gosto a mais e um caráter especial à bebida.
Exemplo: Kriek Boon [4,0% / Lembeek – Bélgica]