Independência Cervejeira: você sabia?

O ramo de cervejas artesanais vem crescendo muito no Brasil e no mundo. E independência é palavra de ordem para os cervejeiros de plantão. Quando se tem regras que deixam o jogo igual para todos, o produto final é melhor e a produção justa. Por isso, grupos cervejeiros se uniram e criaram diversas associações que promovem seus interesses.

Inspirados por produtores americanos que realizaram a Revolução das Cervejas Artesanais (1970/1980) nos Estados Unidos, brasileiros também buscam sua independência. Criaram não apenas associações regionais, como também nacionais, que articulam a política das cargas tributarias, eventos e congressos. 

A comunidade cervejeira tem a fama de ser muito acolhedora, uma vez que exite um forte intercâmbio de ideias e informações e apoio dos mestres cervejeiros para com os iniciantes. Muitos festivais, workshops e concursos de cerveja artesanal são realizados em todo o Brasil. Encontramos também alguns grupos cervejeiros que se encontram para distribuir sus produtos em conjunto, com o intuito de reduzir o custo par o consumidor final, como a Resistência Cervejeira em Curitiba/PR.

Algumas associações Brasileiras

Associações de Microcervejarias no Brasil

Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Brasil)

ACASC – Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (SC)

AGM – Associação Gaúcha de Microcervejarias (RS)

Apacerva – Associação Paulista de Cerveja Artesanal (SP)

Associação das Microcervejarias dos Campos Gerais (PR)

Procerva – Associação das Microcervejarias do Paraná (PR)

União Cervejeira (SC)

Associações de Cervejeiros Caseiros no Brasil (AcervAs)

Clique aqui para acessar a lista completa e atualizada.

Se não encontrou uma AcervA no seu estado, converse com os coordenadores de outras AcervAs para que conheça o processo de criação.