IPA: ou você aprecia ou você odeia
Quando se experimenta o estilo IPA de cerveja artesanal só duas conclusões são possíveis: ou você ama ou você não quer beber nunca mais. Seu gosto mais amargo e teor alcoólico elevado não deixa ninguém no meio termo com ela. Mas você sabe o porquê dessa cerveja possuir esse gosto tão marcante? É uma história bem interessante e convido você a ler esse artigo para descobrir.
História da India Pale Ale (IPA)
Por uma necessidade comercial entre a Inglaterra e Índia no século XVII, surgiu a cerveja IPA. Como o clima da Índia era muito quente para a fabricação de cerveja, um cervejeiro inglês chamado George Hodgson sugeriu uma solução. Criou, então, uma receita que possuía um alto teor de lúpulo(conservante natural) e álcool, para aguentar a extensa viagem de navio.
Durante anos esse tipo de cerveja foi a principal bebida dos colonos ingleses. Mesmo que exportando a Porters em numerosa quantidade, a temperatura não a tornava tão palatável quanto as Pales. Porém, no século XIX quando o desenvolvimento de refrigeração artificial permitiu a fabricação de cerveja em temperaturas elevadas, esse estilo acabou entrando em declínio. Outro motivo também foi a grande ascensão das cervejas Largers, que eram mais leves e refrescante.
A Inglaterra, porém, não deixou de produzir cervejas do tipo Ale. Mas infelizmente, no século XX, suas receitas já estavam distante de suas características iniciais. Eram produzidas cervejas com baixo teor alcoólico e menores cargas de malte e lúpulos. E então, foi nas mãos de cervejeiros americanos que o estilo recuperou sua força. Eles revisitaram receitas antigas e tentaram recriar a clássica IPA de Peter Bellantine, por exemplo.
fonte: https://www.hominilupulo.com.br/beber-e-comer/degustacao/cerveja-ipa/
Hoje em dia as cervejas IPA’s possuem uma variedade de estilo e são produzidas em outros países, não sendo a Inglaterra sua produtora exclusiva.
Características da cerveja
Sua cor dourada intensa e teor alcoólico elevado, chegando até 7,5%, são as marcas registradas desse estilo. Quem a consome deve estar disposto a se encontrar com um forte amargor, concedido pelo excesso de lúpulo e malte.
Por conta de seu processo de fermentação, realizado em temperaturas mais altas, entre 15º e 24º, a cerveja leva a nomenclatura Ale. Por conta desse motivo, a cerveja também torna-se mais encorpada e com aroma frutado.
Tipos de cerveja IPA
Por ser um estilo marcante, a IPA acabou sendo replicada em diversos lugares do mundo. São cerca de 8 sub tipos desse estilo. Irei apresentar 3 destes a seguir.
IPA americano
Suas características marcantes são o amargor e o aroma acentuado dos lúpulos americanos. Uma recomendação é a Baden Baden American Ipa que apresenta coloração acobreada e amargor potente e cítrico, uma vez que é acrescentado suco de maracujá na receita.
English IPA
É a mais balanceada quando comparada com outros estilos. Seu malte é mais destacado que a cerveja americana. O aroma de lúpulo é mais discreto, o que a deixa com um perfil aromático diferenciado. A cerveja Schornstein IPA é a indicação desse estilo. Sua coloração âmbar e muito cremosa, e seu aroma possui notas florais, frutais e cítricas
Imperial Ipa
Por seu aroma ser ainda mais acentuado devido a dose exagerada de lúpulo e teor alcoólico elevado, é conhecida também como Double Pale Ale ou Double IPA. Então se você não é fã desse estilo, não recomendamos que experimente, pois com certeza será uma experiência satisfatória. No entanto, se você aprecia o sabor amargo, indicamos a cerveja Invicta Boss Imperial IPA, que contém uma explosão de lúpulo que lembra frutas cítricas. Em segundo plano, o dulçor do malte se faz presente, o que controla a potência do amargor.