Você sabe como funciona a harmonização?

Não é que o mundo vai acabar se você não fizer uma harmonização. Mas é muito mais especial quando você harmoniza as bebidas com as comidas. E não, isso não vale só para o vinho. Os sabores e aromas das cervejas são tão variados, que é possível combina-la com os alimentos de formas incontáveis. Mas como conseguir escolher a bebida certa para cada prato?

A técnica de harmonização de cervejas embasa-se em combinar as características sensoriais da cerveja e do alimento. O objetivo, sobretudo, é que a experiência de saborear os dois juntos seja melhor do que consumi-los separadamente. Você pode ate conseguir sentir um terceiro sabor vindo da fusão dos dois.

Existem alguns rumos que você deve se atentar para conseguir chegar a uma boa harmonização, como:

  1. Primeiramente, fique atento à intensidade. Cervejas fortes se harmonizam melhor com pratos fortes, e vice-versa.
  2. Em segundo lugar, saiba que existem três formas de combinar os aromas e sabores: por semelhança, contraste ou corte. Irei explicar cada uma delas a seguir.

Harmonização por semelhança

Esta técnica consiste simplesmente em destacar os elementos comum entre o prato e a breja. Por exemplo, harmonizar uma cerveja cítrica com um prato cítrico. Cabe lembrar que não devemos ligar a semelhança somente ao paladar. O corpo e a intensidade do alimento também são essenciais para conseguir uma  excelente harmonização. Uma salada combina com uma cerveja Pilsen, considerando que tanto o prato quando a cerveja são leves e neutros. Assim você alcança um equilíbrio, uma vez que o prato não cobre a cerveja, e nem o contrário.

Harmonização por contraste

Já harmonizar por contraste pode ser um pouquinho mais complicado. Porém, irei explicar como funciona. É preciso que o prato e a cerveja tenham paladares opostos, como por exemplo doce com salgado. Um prato doce compensa a acidez de uma cerveja ou uma cerveja refrescante alivia um prato apimentado. São infinitas possibilidades que você pode experimentar em casa.

Harmonização por corte

Nossa ultima técnica consiste em, como o próprio nome já diz, cortar os sabores. Mas como assim? Uma característica da cerveja deve ser cortada por uma do prato, ou o contrário. Por exemplo, a gordura de um prato é cortada pelo gás da cerveja, ou o salgado cortado pelo amargor da bebida. Uma American IPA, harmoniza por contraste com o bacon, pois a carbonatação corta a gordura do bacon na boca. Isso deixa o paladar limpo e preparado para a próxima mordida.

Uma dica que não posso deixar pra lá é: experimente várias combinações e nunca deixe seu gosto pessoal de lado. Essas técnicas não são absolutas. Por isso não se preocupe. Tudo isso é só uma orientação para sua busca da harmonização perfeita.